Muda Coqueiro Jerivá (Syagrus romanzoffiana)
Tamanho da muda 15 a 25 cm
Palmeira nativa da mata atlântica brasileira, pode ser plantada separadamente, em grupos ou renques. Ideal para projetos paisagísticos suntuosos e sofisticados, pela imponência da espécie comparada a outras palmeiras. O Jerivá produz inflorescências o ano todo, e costumam atrair abelhas, maritacas, papagaios, caturritas e esquilos. Suas flores se revelam em cachos pendentes, grandes e ramificados, de coloração amarelo creme.
Nome popular: Jerivá
Nome científico: Syagrus romanzoffiana
Família: Arecaceae
Origem: América do Sul, Bolívia, Brasil
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são longas, com 2 a 4 metros de comprimento, arqueadas, pendentes, pinadas e com numerosos folíolos.
Crescimento da planta: Seu estipe é elegante e único, alcançando de 8 a 15 metros de altura e podendo chegar a 60 cm de diâmetro. De cresciemto lento.
Quando da frutos: Julho a Setembro
Frutos: O fruto é do tipo drupa, de cor amarela ou alaranjada, de formato globoso a ovóide, com polpa fibrosa, suculenta e doce. Cada fruto contém uma única semente, como um minúsculo coco, de sabor amendoado.
Quando da flores: Floresce em Dezembro a Fevereiro
Flores: As inflorescências surgem o ano todo, em cacho pendente, grande, ramificado, com pequenas flores de cor amarelo creme.
Como adubar essa planta: ➜ No plantio recomenda-se usar 10 quilos de esterco de curral ou de composto orgânico, 500 gramas de cinza e 200 gramas de calcário misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção adubar com 3 pás de cama de frango e 30 gramas de NPK 10-10-10, dobrando essa quantidade de adubo a cada ano até o 3° ano, depois manter a quantidade.
Como regar essa planta: Em geral, a planta deve ser regada uma ou duas vezes por semana no tempo quente, e 2 vezes por mês no tempo frio.
Vai em qual clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Aceita poda? - Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar as folhas secas, não retirando a base que envolve e protege o tronco.
Vai na sombra? - Meia Sombra, Sol Pleno
Altura das mudas: 50 cm
Atrai pássaros? - os frutos são avidamente devorados por maritacas, papagaios, caturritas e esquilos.
Atrai borboletas? - As inflorescências são visitadas por abelhas diversas
Pragas: O Jerivá é rústico e resistente a pragas e doenças.
Mais informações:
O Jerivá é uma espécie de palmeira tipicamente brasileira, encontrada em várias regiões. de mata atlântica, restinga, cerrado e florestas. Possui tronco solitário e pode atingir de 6m a 15m de altura. No meio da floresta chega aos 30m com o tronco variando de 25 a 62 cm de diâmetro.
A muda de jerivá pode ser plantada em quintais de casas, chácaras e áreas urbanizadas. Tem preferência por solos encharcados tais como brejos e várzeas. Possui folhas longas e pendentes.
Esta espécie produz um fruto amarelado popularmente chamado de baba-de-boi, coco-catarro, coqueiro, coqueiro-jerivá, coquinho-de-cachorro entre outras denominações. Muitos animais se alimentam do fruto do jerivá e espalham suas sementes em muitos lugares. Seu fruto também é consumido por humanos, que quebram as cascas para consumir as amêndoas.
ATENÇÃO!!!
- ANÚNCIOS COM TÍTULO “JÁ PRODUZ” OU “JÁ FLOREM”, NÃO SIGINIFICA QUE AS PLANTAS CHEGARÃO COM FRUTOS OU FLORES, MAS SIM, QUE JÁ PRODUZIRAM EM ALGUM MOMENTO OU QUE IRÃO PRODUZIR NA PRÓXIMA SAFRA;
- AS FOLHAS E FLORES SÃO PODADAS PARA REDUZIR O DESGASTE DAS PLANTAS DURANTE O TRANSPORTE;
- CASO TENHA DÚVIDAS DA SAÚDE DE SUA PLANTA, É NECESSÁRIO O ENVIO DE FOTOS LOGO APÓS O PRODUTO SER RETIRADO DA EMBALAGEM PARA O Whatsapp: (47) 9285-6591
- EXISTEM VARIEDADES DE PLANTAS QUE SÃO CADUCIFÓLIAS, OU SEJA, DERRUBAM TODAS SUAS FOLHAS NO PERÍODO OUTONO/INVERNO. CASO COMPRE SUAS MUDAS NESSE PERÍODO, ELAS CHEGARÃO SEM FOLHAS.
Observação: As imagens são meramente ilustrativas.