A espécie muito útil para cerca viva, é explorada para produção de estacas, mourões, dormentes, lenha e carvão. As estacas são as mais usadas em cercas no Ceará e possuem uma vida útil acima de 20 anos, mesmo não recebendo nenhum tipo de tratamento e em condições desfavoráveis.
Nome popular: Sansão do campo
Nome científico: Mimosa caesalpiniifolia
Família: Leguminosae Minosoideae (Mimosaceae).
Origem: Regiões da caatinga do Brasil.
Ciclo de vida: Perene
Folha: Suas folhas são bipinadas, com 4 a 8 folíolos glabros e ovais.
Crescimento da planta: De crescimento rápido, atinge a 8 metros de altura. Em 2 anos já estarão com 4 metros de altura.
Quando da frutos: frutificação de maio a outubro
Frutos: Os frutos são do tipo legume (vagem), com cerca de 9 cm de comprimento e 5 a 6 sementes.
Quando da flores: floração se estende de abril a junho
Flores: As flores são pequenas, com longos estames, de coloração branca-creme, reunidas em espigas cilíndricas.
Como adubar essa planta: ➜ Misturar à terra retirada do sulco a seguinte quantidade de adubo por metro linear: de 3 a 5 litros de adubo orgânico, podendo usar composto orgânico, húmus de minhoca ou esterco de curral bem curtido. ➜ Não há necessidade de adubação de manutenção.
Como regar essa planta: Bastante resistente a seca, os cuidados devem ser maiores enquanto a planta for jovem, quando adulta na estiagem perderá as folhas, que logo após as primeiras chuvas irão despontar novamente. Não gosta de solos alagados.
Vai em qual clima: Equatorial, Semi-árido, Tropical
Nativa de qual clima: Tropical
Aceita poda? - Com boas e poucas podas de formação, rapidamente torna-se bastante densa e resistente, protegendo de ruídos, poeira e principalmente contra a invasão de pessoas e fuga de animais, devido aos ramos espinhentos. Seu período de floração é longo, e as flores abundantes em néctar, são muito atrativas para as abelhas.
Vai na sombra? - Sol Pleno
Altura das mudas: 0,8 cm a 20 cm
Atrai borboletas? - Atrai borboletas
Pragas: Muito resistente a pragas e doenças.
Mais informações:
O sansão do campo é um arbusto da família Leguminosae Minosoidae, de clima tropical, semi-árido e equatorial, originário do nordeste brasileiro, tem um ciclo de vida perene e pode atingir até 8 metros de altura na vida adulta.
O seu crescimento é muito rápido, já no primeiro ano, as mudas de sansão do campo atingem mais de 1 metro de altura, o que faz com que essa planta apresente diversas vantagens em relação a outras espécies similares, tornando-a ideal para a formação de cerca viva.
O sansão do campo (Mimosa caesalpineafolia) é uma planta bastante rústica e resistente, que produz espinhos semelhantes aos da roseira, por esses motivos ela é tida como uma cerca viva defensiva, protegendo contra a ação de invasores, além de impedir que os animais fujam do local.
Além disso, o plantio das mudas sansão do campo torna-se uma cerca viva imponente e com características únicas para o paisagismo ornamental única. Isso porque ela produz pequenas flores, com longos estames, de coloração branca-creme. O período de floração é longo e vai de abril a junho.
A cerca viva do sansão do campo também age como barreira contra poeira das estradas e sua característica, rústica, densa e resistente a torna excelente no bloqueio de ruídos e principalmente como quebra-ventos, sendo muito utilizada para a proteção de pomares comerciais.
Outra característica dessa espécie, chamada também de sabiá do campo é a sua facilidade de propagação em ambientes com condições adversas, sendo usado para reflorestamento de áreas degradadas, por ser tolerante a exposição à luz solar por longos períodos, crescer rapidamente e suportar grandes períodos de seca.
O cultivo das mudas de sansão do campo que são enviadas pelo Sítio da Mata pode ser feito em quase todos os tipos de solo, contanto que sejam drenáveis e pode ser feito em quase todo o Brasil, com exceção de locais onde há incidências de geadas.
Para a formação de cerca viva o ideal é que as mudas sansão do campo sejam plantas com espaçamento de 10 cm de comprimento, entre elas. Recomendamos a adubação com composto orgânico, húmus de minhoca ou esterco de curral bem curtido. Quanto à rega, essa planta não gosta de solos encharcados.