A Palmeira Carpentaria é graciosa com seus cachos de frutos vermelhos e um ótimo paisagismo de copa, para ornamentar grandes espaços e jardins, podendo alcançar até 16 metros de altura.
Palmeira ornamental que dá um ar elegante com suas folhas bem grandes, ideal para pequenos espaços.
Nome popular:
Palmeira Carpentaria
Nome Ciêntífico:
Carpentaria acuminata
Família:
Arecaceae
Origem:
Austrália
Ciclo de vida:
Perene
Folha:
Folhas pinadas, fortemente arqueadas, logas, pêndulas na extremidade, com pecíolo curto; pinas numerosas, verde escuras na face de cima e verdes azuladas na parte de baixo; compactamente distribuidas na raque, recurvadas em forma de V, largas e afuniladas em direção ao ápice, truncadas com vários recortes ou dentes.
Crescimento da planta:
Esta é uma planta de metabolismo muito rápido, crescendo vários metros ao ano no ápice do seu desenvolvimento. Dessa forma, para se tirar todo o seu potencial é interessante não deixar faltar água ou nutrientes no solo, o que pode ser obtido através de adubação antes do plantio e, posteriormente, de ano em ano em regas diárias.
Quando da frutos?
Frutificação durante os meses de verão.
Frutos
Frutos ovóides-globosos, vermelhos, vistosos, com sementes elipsoides, que podem causar irritação à pele durante o manuseio.
Quando da Flores?
primavera - verão
Flores
Inflorescencias grandes, densas, ramificadas, dispostas abaixo do palmito, formadas ao mesmo tempo com várias outras.
Como adubar essa planta?
➜ No plantio misturar areia grossa e fertilizantes orgânicos com a terra retirada da cova. Caso não tenha adubo orgânico pode-se utilizar adubo NPK fórmula 10-10-10. ➜ Para manutenção aplicar NPK 10-10-10.
Como regar essa planta?
Aprecia solo mantido levemente úmido, mas não encharcado, principalmente quando jovem não descuidar de regas.
Vai em qual clima?
Tropical, Tropical de altitude, Tropical úmido
Nativa de qual clima?
Tropical
Aceita poda?
Poda não é necessária, porque a planta promove esta operação deixando cair às folhas mais velhas.
Vai na sombra?
Sol pleno
Planta de frio ou calor?
Quente a temperado ameno.
Mudas com qual altura?
30 a 60 cm
Atrai pássaros?
Atrai passaros
Quais pragas tem essa planta?
Como na maioria das palmeiras e coqueiros é atacada pelas lagartas da borboleta Brassolis sophorae, que normalmente são mais de 50 e ficam no casulo durante o dia e à noite saem para devorar as folhas.
Mais informações:
A palmeira carpentaria é de origem australiana, de grande estatura, possui um denso cacho de frutos vermelhos quando maduros, e folhas dispostas junto ao tronco verticalmente em fase de crescimento.
Essa espécie de palmeira pode ser usada para ornamentar grandes espaços próximos a grandes construções, como em jardins externos de shopping centers, parques e áreas urbanas delimitando pista de ciclismo e, principalmente, à beira-mar. Normalmente plantadas em fileiras usada para a criação de caminhos por ter diâmetro não muito grande e ser muito alta, dando a ideia de um corredor natural.
De rápido crescimento, a muda de palmeira carpentaria deve ser plantada diretamente no solo, rico em nutrientes e com regas regulares, para que não perca seu potencial e beleza. É resistente tanto ao frio subtropical como às regiões litorâneas. Para evitar que o encharcamento cause a aparição de doenças, principalmente enquanto a planta ainda é jovem, aconselha-se a plantá-la em solo com um pouco de areia grossa misturada para facilitar a drenagem.
Muito usada em projetos paisagísticos em todas as regiões, a palmeira carpentaria é uma excelente escolha por necessitar de sol intenso para se desenvolver, facilitando seu cultivo em áreas grandes e externas. O caule não atrapalha a paisagem e a raízes em geral não invadem os espaços laterais, crescendo na direção da gravidade enriquecendo as fachadas, além da grande contribuição climática.