Manga Rosa (Mangifera Indica)
Nome popular: Manga Rosa
Nome científico: Mangifera Indica
Família: Anacardiaceae.
Origem: Ásia
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são coriáceas, lanceoladas, com 15 a 35 cm de comprimento. Avermelhadas quando jovens e verdes com nervuras amarelas quando maduras.
Crescimento da planta: Todas as variedades apresentaram o mesmo padrão de crescimento, com crescimento lento durante os meses de abril a dezembro e rápido crescimento nos meses de janeiro e fevereiro.
Quando da frutos: Produz frutos, com pico nos meses de outubro a dezembro.
Frutos: As mangas são frutos muito bonitos, perfumados, do tipo drupa, de formato ovóide-oblongo, mais ou menos alongado, de acordo com a variedade. Sua casca é fina, porém resistente, e pode apresentar cores diversas entre o verde, vermelho, rosa, amarelo ou laranja, com ou sem manchas pretas. A polpa é originalmente fibrosa, suculenta, de coloração amarela ou alaranjada. No entanto, com o melhoramento genético, frutas menos fibrosas, mais doces e aromáticas já estão largamente disponíveis. Produz a partir do 1º/ 2º ano, com menos de 1,5 metro de altura.
Quando da flores: Floresce a partir do mês de setembro, prolongando-se até meados de outubro
Flores: De floração abundante e ornamental, a mangueira apresenta inflorescências paniculadas e terminais, com flores pequenas e polígamas.
Como adubar essa planta: ➜ Adubar a cova aplicando 10 litros de esterco de curral ou 3 litros de esterco de galinha, mais 200 gramas de P2O5 e 5 gramas de Zinco. ➜ Na formação do pomar, aplicar por planta e por idade, em função da análise de solo: no primeiro ano, 30g de N e 40g de K2O; no segundo ano, 60g de N, 40 a 160g de P2O5 e 0 a 80g de K2O; no terceiro ano, 120g de N, 100 a 240g de P2O5, 40 a 160g de K2O; no quarto ano, 160g de N, 120 a 320g de P2O5 e 80 a 240g de K2O. ➜ Adubação de produção: para a produtividade esperada entre 10 e 20t/ha, aplicar de 10 a 40 kg/ha de N, quando o teor de N nas folhas for inferior a 12 g/kg. Quando o teor de N foliar for superior a 12 g/kg, não aplicar nitrogênio. De acordo com a análise de solo e produtividade esperada, aplicar 10 a 60 kg/ha de P2O5/ha e 10 a 80 kg/ha de k2O. Fracionar a dose anual de fertilizantes, especialmente N e K, em três vezes, durante a estação das chuvas. Realizar duas pulverizações foliares, em agosto e fevereiro, com 50g de ácido bórico e 250g de sulfato de zinco em 100 litros de água.
Como regar essa planta: Manter o solo ligeiramente úmido quando a muda for jovem, regando sem encharcar, depois de adulta somente se acontecer estiagem prolongadas.
Vai em qual clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Nativa de qual clima: Tropical
Aceita poda? - Apenas retirada de galhos secos ou malformados.
Vai na sombra? - Sol pleno
Altura das mudas: 70/90 cm.
Atrai pássaros? - Atrai passaros
Formigas matam? - Formigas cortadeiras podem matar a planta