Chega a crescer até 5 metros de altura, e necessita de irrigação regular,e se plantar em vaso muda fica pequena de 1,5 metro a 2 metros, principalmente em períodos de floração e frutificação. Reproduz melhor em regiões tropicais e subtropicais porque não suporta bem secas ou geadas. Multiplica-se por sementes ou enxertia.
Nome popular: Jabuticaba Híbrida enxertada
Ja produz
Nome científico: Myrciaria cauliflora
Família: Mirtáceas
Origem: Brasil - Mata Atlântica.
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas opostas, lanceoladas.
Crescimento da planta: Tem crescimento lento e pode demorar até 10 anos para dar frutos pela primeira vez. Pode atingir até 15 metros, as espécies híbridas atingem 5 metros de altura.
Quando da frutos: logo após a floração
Frutos: Frutos de polpa esbranquiçada bem doce, envolvendo de 1 a 4 sementes, são redondos e tem a casca de cor roxo-escuro, rosadas e verdes. Nos meses quentes produz, aglomerados nos ramos, grande quantidade de frutos
Quando da flores: primavera e verão
Flores: Flores brancas, muito perfumadas, cobrem o tronco e os galhos e dão origem aos frutos.
Como adubar essa planta: ➜ No plantio recomenda-se usar 20 litros de esterco de curral ou de composto orgânico, mais 200 gramas de farinha de ossos misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção de jabuticabeira adulta aplicar de 10 a 20 litros de estrume de gado ou de aves bem curtido; de 3 a 6 quilos de farelo de algodão, farelo de mamona ou farinha de sangue; e de 1 a 3 quilos de farinha de ossos.
Como regar essa planta: Para se ter uma produção melhor, regue as folhas 2 a 3 vezes por semana e o solo o para estar sempre úmido, se consegue com um sistema de gotejamento constante.
Vai em qual clima: tropicais quanto subtropicais
Nativa de qual clima: tropical
Aceita poda? - Não é necessario poda.
Vai na sombra? - Sol pleno.
Altura das mudas: 80 cm a 1 metro
Atrai pássaros? - Espécies de aves que se alimentam do fruto: tiriba-de-testa--vermelha (Pyrrhura frontalis), tempera-viola (Saltator maximus), sanhaçu-de-encontro-azul (Tangara cyanoptera), sanhaçu- de-encontro-amarelo (Tangara ornata) e tiê-do-mato-grosso (Habia rubica).
Pragas: A ferrugem é uma doença comum, provocada pelo fungo Puccinia psidii. Ela também pode contaminar outras plantas além da jabuticabeira. Nesta, ela compromete bastante a qualidade das frutas, espalhando-se pelas folhas, pelos botões e ramos, formando manchas escuras, cobertas com um pó amarelado. Acontece principalmente nessa época, por causa do clima frio e úmido. Para combater a ferrugem, é possível fazer soluções caseiras, já que não existem fungicidas registrados e disponíveis no mercado para combater a doença. Uma das soluções é pulverizar um pouco de enxofre diluído em água durante o desenvolvimento dos frutos. A aplicação pode ser feita todos os dias.