Trepadeira vistosa e bonita para paisagismo. Nativa da Indonésia gera lindas flores.
Nome popular:
Ipomeia rubra
Nome Ciêntífico:
Ipomoea horsfalliae
Família:
Convolvulaceae
Origem:
Indonésia
Ciclo de vida:
Perene
Folha:
Folhas de coloração verde-escuro e brilhantes, elas são perenes, tendo de cinco a sete folíolos .
Crescimento da planta:
É uma planta de crescimento moderado e de baixa manutenção.
Frutos
não da frutos
Quando da Flores?
Primavera, Verão, Outono, Inverno. Floresce principalmente na primavera e verão.
Flores
Flores bastante vistosas, afuniladas, de coloração vermelho-bordô, brilhantes e consistência cerosa.
Como adubar essa planta?
➜ Preparar o local de cultivo incorporando ao solo esterco animal já curtido ou NPK 4-14-8. ➜ Para manutenção fazer fertilizações com matéria orgânica.
Como regar essa planta?
Não descuidar da rega em sua fase inicial, regue 2 vezes por semana, sem encharcar.
Vai em qual clima?
Equatorial, Subtropical, Tropical
Aceita poda?
Para estimular belas floradas e controlar seu crescimento, devem ser realizadas podas, sempre após o florescimento a época ideal. Aceita inclusive podas drásticas.
Vai na sombra?
Meia Sombra, Sol Pleno
Planta de frio ou calor?
Prefere clima quente e úmido
Mudas com qual altura?
até 40 cm
Atrai pássaros?
Atrai beija flores
Atrai borboletas?
atrai borboletas
Quais pragas tem essa planta?
Planta bastante resistente a pragas e doenças.
Mais informações:
As ipomeias são o principal gênero da família Convolvulaceae, e possuem mais de 1000 espécies de trepadeiras.
Hoje vamos falar da ipomeia rubra, uma espécie também conhecida como glória da manhã ou trepadeira cardeal, trepadeira ideal para revestir estruturas como pergolados, caramanchões, treliças, cercas e grades.
A ipomeia rubra é uma trepadeira de vida perene e de crescimento moderado, podendo atingir até 3 metros de altura.
Nativa da Indonésia, a ipomeia rubra é uma espécie delicada em seu primeiro ano de cultivo, mas que se torna bastante resistente durante seu envelhecimento.
A Ipomoea horsfalliae, nome científico da ipomeia rubra, pode ser cultivada diretamente ao solo ou em vasos e jardineiras, desde que haja suporte adequado para seu crescimento.
Suas folhas são palmadas, com cinco a sete folíolos, no tom de verde-escuro e bastante brilhante, que se perdem no inverno. Já as flores da ipomeia rubra, que ocorrem entre a primavera e o outono, são tipicamente no tom de vermelho-bordô, mas podem ocorrer variações de flores branco-rosadas, roxas e rosas-arroxeadas. Para completar, possui estames longos com anteras de cor creme. São um grande atrativo para insetos polinizadores, como abelhas, beija-flores e borboletas.
Vamos dar aquele colorido para seu jardim? Continue a leitura para entender como cultivar a ipomeia rubra.
COMO PLANTAR IPOMEIA RUBRA
SOLO: a ipomeia rubra tem preferência por solo fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica;
CLIMA: embora a ipomeia rubra seja uma espécie que aprecia o calor, também é uma planta tolerante ao frio e a leves geadas;
ILUMINAÇÃO: a ipomeia rubra deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra. Vale lembrar que, quanto maior a incidência de luz solar direta, mais brilhantes e com a cor mais realçada ficarão suas folhas;
REGA: para a manutenção da ipomeia rubra, a rega deve regular, a fim de manter o solo sempre úmido, evitando o encharcamento e o apodrecimento das suas raízes.
DESCRIÇAO ANUNCIO
Obs: As medidas anunciadas do tamanho da planta são a soma da parte aérea da planta ao saquinho ou ao vaso em que está plantada, afinal a raiz também faz parte da muda. A altura das mudas pode variar de acordo com a época do ano ou com a poda que algumas plantas recebem.
Anúncio com título "produzindo, produção rápida":
Não significa que as plantas chegarão com frutos, mas sim que elas já produziram alguma vez ou produzirão na próxima safra ou menos de 4 anos.
Custos de Envio:
No valor cobrado estão incluídos os custos de: Manutenção, Embalagem, Preparo da planta para envio, Garantia de Entrega.
Recebi mudas com furinhos nas folhas. O que faço?
Nós tentamos ao máximo realizar o cultivo orgânico, por isso é normal que algumas plantas cheguem com furinhos nas folhas, pois devem ter sido atacadas por algum inseto. Fique tranquilo que a planta está saudável. Caso faça questão de que sua planta não tenha nenhum furo em suas folhas basta aplicar qualquer inseticida na planta quando perceber presença de insetos que nas próximas brotações já nascerão sem furos.
Minhas plantas chegaram sem folhas, ponta quebrada ou folhas murchas e agora?
Fique tranquilo para algumas distancias o transporte pode demorar e acabar ocorrendo de folhas chegarem secas, na hora que sua planta chegar, tire elas da embalagem irriguem-nas bem as plantas e deixa em um local que não tenha sol quente o dia todo na planta, em pouco tempo ela começa a se recuperar e emitir nova brotação.
DUVIDAS FREQUENTES
Mudas do Sitio Exótico vão embaladas em caixa reforçadas e sob medida com indicações de fragil e embaladas com maior cuidado para suas mudas cheguem bem ao destino com qualidade bonitas e saudavéis até sua casa.
Caixas Vai com Furos para entrada de maior quantia luz e ar para as plantinhas,para locais mais longe e colocado gel para guentar umidade na planta até chegar bem ao destino.
As mudas do Sitio Exótico tem garantia incondicional de 30 dias total,se acaso ocorrer morte da planta sera feito devolução valor ou se preferir envio das mudas novamente totalmente sem custo algum ao cliente.
As folhas e flores são podadas para reduzir o desgaste das plantas durante o transporte:
Realizamos podas foliares antes do envio. Desta forma evitamos o stress da planta no trajeto. Após plantada, a muda brotará saudável e vigorosa.
Não usamos nenhum tipo de defensivo químico ou inseticida:
Por priorizarmos o cultivo orgânico é comum que algumas mudas cheguem com furinhos nas folhas, pois podem ter sido atingidas por algum inseto. Não significa que a planta não está saudável e também não é nada que atrapalhe o seu bom desenvolvimento.