Muda Muda de Paineira Flor rosa - Chorisia speciosa
tamanho da muda de 30 a 90 cm
Nome Popular: Paineira Rosa, paineira, árvore da paina, paineira branca, paina da seda, barriguda, árvore de lã, paineira fêmea, paineira vermelha.
Nome Científico: Ceiba speciosa
Família: Malvaceae
Grupo Ecológico: Não Pioneira
Ameaça de Extinção: Não Ameaçada
Origem: Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e norte do Paraná.
Locais de Ocorrência: Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Onde Plantar: Grandes jardins, praças e parques.
Luminosidade: Sol Pleno
Porte da Árvore: De 15 a 30 metros
Utilidades: a madeira pode ser empregada na confecção de canoas, cochos, gamelas, cepas de tamanco, caixotaria e no fabrico de pasta celulósica.
Madeira: Leve, pouco resistente, mole, de textura grossa, de baixa durabilidade natural.
Tronco: Tronco cilíndrico e volumoso de 80-120 cm de diâmetro, revestido por casca com ritidoma estriado e aculeado quando jovem.
Folha: Folhas compostas digitadas, com pecíolo de 4,5-14,5 cm de comprimento; folíolos em número de 5-7, obovados, com margem serreada, membranáceos, glabros, de 6-12 cm de comprimento por 2-6 cm de largura.
Flor: Flores grandes e muito vistosas.
Fruto: Fruto cápsula sublenhosa e deiscente, com sementes envoltas por fibras brancas (painas).
Fruto Comestível: Não
Potencial Paisagístico: A árvore é extremamente ornamental quando em plena floração, a qual ocorre com a planta sem folhas; é fornecedora de ótima sombra quando enfolhada, prestando-se admiravelmente bem para o paisagismo de grandes jardins e praças.
Fenologia: Floresce a partir de meados de dezembro, prolongando-se até abril. A maturação dos frutos ocorre durante os meses de agosto-setembro com a árvore totalmente despida da folhagem.