A Jurubeba (Solanum Paniculatum)
Muda de Jurubeba
Mudas com aproximadamente 40cm - ESTAQUIA - Florem em até 6 meses
Nome científico: Solanum paniculatum
Nomes Populares: Jurubeba-verdadeira, jupeba, juribeba, jurupeba, joá-manso
Clima apropriado: Aprecia climas mais quentes, mas pode ser plantada em climas mais amenos.
Origem: Brasil
Descrição da planta:
Arbusto ou arvore de pequeno porte, podendo atingir até 3m de altura. Possui espinhos curtos e curvos, ocorrendo principalmente nos ramos inferiores.
Curiosidades:
A medicina popular recomenda o seu chá como tônico cardiovascular, estimulante do apetite, do fígado e do baço, contra problemas da digestão, diurética, hipoglicemiante, antianêmica, febrífuga e cicatrizante.
Consumo e utilização:
Muito utilizada na culinária no nordeste. Suas raízes, folhas, flores e frutos são utilizados no tratamento de diversas doenças.
Mas a jurubeba emagrece?
Essa é uma pergunta que paira a cabeça de muitas pessoas: Mas será que a jurubeba emagrece? Podemos dizer que a resposta para a pergunta é sim, uma vez que a planta jurubeba possui forte efeito diurético.
Assim, a pessoa poderá eliminar uma maior quantidade de urina ao consumir o alimento. Entretanto, por se tratar apenas de líquidos, esta propriedade acaba sendo mais interessante para pessoas que sofrem com retenção hídrica no organismo.
Dessa forma, podemos dizer que a planta medicinal colabora majoritariamente com o inchaço corporal, não contribuindo especificamente para a eliminação de alguma gordura. Ela apenas traz a sensação de emagrecimento a partir da diminuição do inchaço.
Entretanto, para algumas pessoas a história de que a jurubeba emagrece acaba sendo ainda mais fantasiosa. Isso porque a planta também consegue estimular o nosso apetite. Assim, ao mesmo tempo que ela desincha o corpo, pode fazer com que o indivíduo coma mais.
Dessa maneira, ao tentar perder peso você pode acabar engordando, por ficar com mais fome e ingerir uma quantidade maior de alimentos. O ideal mesmo para um emagrecimento saudável é realizar uma dieta balanceada e manter uma rotina de exercícios.
Como preparar e utilizar a jurubeba?
É importante que você saiba como preparar e consumir a jurubeba para que seja possível aproveitar todos os seus benefícios. O mais comum é que seja preparado um chá de jurubeba. Ele pode ser preparado de duas maneiras principais, sendo elas:
Chá para uso interno: Infusão de 2 colheres de sopa de folhas, frutos ou flores em 1 litro de água. Tomar 3 xícaras de chá morno, sem açúcar por dia;
Chá para gargarejos e cicatrização de feridas e acne: Coloque 1 colher de sopa de folhas cortadas em pedaços bem pequenos em 1 xícara de chá de água em fervura. Deixe ferver por 10 minutos e coe. Aplicar no local ou usar morno para gargarejos.
Além disso, existem outros modos de preparo da jurubeba, como por exemplo:
Suco de frutos e raízes
O suco de jurubeba é indicado para tratar cistite, anemia, tumores, abcessos internos. Com mel de abelhas terá ação diurética e será bom para bronquite e tosse.
Cataplasmas das folhas de jurubeba
O cataplasma das folhas de jurubeba é indicado para tratar feridas e úlceras (uso externo), para lavar feridas, ulcerações, tumores. Em caso de erisipela, use o suco ou a infusão das folhas.
Decocção das raízes:
A decocção das raízes é boa para diabetes, prisão de ventre, dispepsias, baço inflamado. Macere folhas e frutos verdes em água fria, esprema e use como tintura ou, em vinho branco, e tome pequenas doses. Ela também é chamada de vinho de jurubeba.
Efeitos colaterais e contraindicações da jurubeba
Assim como qualquer medicamento, por mais que a jurubeba seja natural, ela apresenta efeitos colaterais e contraindicações. Para começar, é importante dizer que ela não deve ser utilizada de forma ininterrupta por mais de uma semana.
Isso porque caso você se submeta a isso, pode sofrer com sérios riscos de intoxicação. Isso acontece devido a alta concentração de alcalinóides e esteróides em sua composição. Estes nutrientes podem causar fortes diarreias, vômitos, aumento das enzimas hepáticas e até mesmo alterações no sistema neurológico do paciente.
Além disso, ela também não deve ser consumida em determinadas ocasiões, como por exemplo durante a gestação e amamentação. Fora isso, quando utilizada com responsabilidade a jurubeba tenda apenas a trazer benefícios ao nosso organismo.