Cajá Mirim ou Taperebá (Spondias mombin)
BELAS MUDAS DE CAJÁ-MIRIM OU TAPEREBÁ
Mudas com, aproximadamente, 25cm - PRODUZ A PARTIR DE 3 ANOS
Método de propagação: semente
Nome científico: Spondias Mombin
Nomes Populares: Cajá-mirim, acajá, taperebá, acaíba.
Descrição geral:
Nativo da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica, o Cajá Mirim ou Taperebá é uma árvore de médio a grande porte que produz pequenos frutos, de excelente sabor doce acidulado. Podem ser consumidos in-natura, sucos, geleias e sorvetes.
Ótima opção de frutífera de poucos cuidados para se ter nos pomares. Na região Nordeste do Brasil é cultivada em pomares para obtenção de polpa destinada a fabricação de sucos e sorvetes. Planta com atributos medicinais.
Árvore de fácil cultivo, aceita a maioria dos solos. Apesar de gostar de regiões de clima quente e úmido, suporta muito bem solos secos. Começa a frutificar de 3 a 4 anos após o plantio da muda.
O cajazeiro é uma fruta originária da região Amazônica e na Mata Atlântica desde o Ceará até o Rio de Janeiro, ocasionalmente cultivada em pomares domésticos e de ampla ocorrência na natureza. É uma árvore caducifólia, ou seja, que derruba todas as suas folhas em um período do ano, e pode atingir até 20 metros de altura. Os frutos são globosos ou elipticos do tipo drupa, com polpa suculento-fibrosa de sabor doce-acidulado e que amadurecem a partir de outubro. Possuem excelente sabor e são consumidos principalmente frescos ao natural, em forma de sucos, geléias e sorvetes.
Propriedades medicinais:
Estudos relatam que as folhas da planta são ricas em polifenóis que, dentre outras propriedades farmacológicas, destacam-se as antiviróticas e vem sendo utilizada contra o vírus da herpes simples e da herpes dolorosa, sem registros de efeitos colaterais.