Baobá Africano (Adansonia digitata)
Belas Mudas de Baobá Africano
Mudas com, aproximadamente,de 25 a 50cm
Método de propagação: semente
Nome científico: Adansonia Digitata
Nomes populares: Baobá, Embondeiro, Imbondeiro, Calabaceira.
Descrição geral:
É uma planta originária da Africa Central e Australia, podendo também ser encontrada em Madagascar. É uma árvore considerada gigante pois pode alcançar até 30 metros de altura e excepcionalmente até 7 metros de diâmetro de tronco, claro que estes são casos de árvores centenárias.
Uma curiosidade desta planta caducifólia que se desenvolve em zonas ocasionalmete áridas, é que alguns baobás tem a fama de terem milhares de anos, mas como sua madeira não produz anéis de crescimento, isso é impossível de ser verificado.
São árvores extremamente resistentes podendo suportar até 9 meses de seca por ano. Isso acontece devido a sua grande capacidade de armazenar água dentro do tronco, podendo armazenar 120 mil litros de água em uma única planta. Também é muito resistente ao fogo.
Utilizações e consumo:
A casca dos baobás são usadas para fazer tecidos e cordas, enquanto seu tronco é usado para fazer casas ou é escavado para armazenar água. Possui flores belas e comestíveis! Suas folhas tem propriedade medicinais e são usadas como condimentos.
Também produz um fruto comestível chamado de "Pão de Macaco" ou "Mukua" que em seu interior possui um miolo seco e comestível, que se desfaz na boca de sabor adocicado com ligeira acidez. Este fruto é rico em vitaminas e minerais e é usado para combater febres e malária. Após dissolver o fruto em água e efetuar a fervura, obtem-se o sumo da Mukua, que é tomado como uma bebida fresca e muito apreciada em alguns países.