Amora Branca Gigante (Morus alba)
Belas Mudas de Amora Branca Gigante ou Graúda
Mudas com, aproximadamente,de 25 a 45cm - ESTAQUIA - Produz em até 1 ano!
Nome científico: Morus alba
Nomes Populares: Amora, amora branca.
Tamanho da Muda: aprox. 45 centímetros
Tempo para produzir: Produz em até 1 ano
Curiosidade:
A amora branca gigante, na verdade tem o tamanho de uma amora comum. Seu nome se deve ao fato de a amora branca comum (morus alba) ser bem menor que a amora tradicional (morus nigra).
Descrição geral:
Trata-se de uma planta de rápido crescimento que pode atingir até 12 metros de altura, se mantida naturalmente sem nenhuma poda. As folhas são cordiformes, inteiras ou lobuladas, bordas serrilhadas, sem espinhos e de cor esverdeada. As flores são pequenas e de cor branco-amarelada. Os frutos são drupas compostas (infrutescências), de textura suculenta e sabor doce e agradável.
Observações sobre as mudas:
Esta é uma planta caducifólia ou decídua, ou seja, que derruba todas as suas folhas em um determinado período todo ano. Sendo assim, dependendo da época do ano que comprar sua muda, ela chegará sem as folhas.
Normalmente com plantas européias (maçãs, ameixas, pêras, uvas, etc.) o período sem folhas ocorre em média do final de janeiro até o final de agosto.
Tipo de Cultivo:
Clima ameno a quente, boa disponibilidade de água e se adapta bem em qualquer tipo de solo, mas são recomendados solos profundos, férteis e ricos em matéria orgânica para melhor desenvolvimento das plantas. No período mais frio do ano, as folhas mais velhas ficam amareladas e caem. A propagação é feita através de estacas, obtidas de ramos das plantas, no período mais quente e chuvoso do ano.
Consumo:
É cultivada para a criação do bicho da seda, que se alimenta exclusivamente de suas folhas, que também são cortadas para alimentar animais (bovinos, caprinos, etc.) em áreas onde as estações secas restringem a disponibilidade de vegetação rasteira. Os frutos também são consumidos, geralmente secos ou transformados em vinho. Os passarinhos também adora a amora branca!
Medicinal:
Várias funções medicinais já foram descobertas para a planta, entre elas:
- Afta - Bochechar com suco de amora-preta, quente, adoçado com mel.
- Amigdalite - Suco de amora-preta, quente, adoçado com mel; tomar aos goles. Pode - se também preparar um xarope deste suco, bastando cozê-lo até engrossar um pouco. Fazer gargarejos com o xarope, ou toma-lo às colheradas, deixando descer suavemente pela garganta.
- Bronquite - Infuso da casca da raiz, morno, para combater a tosse. Tomar morno, às colheradas. Em excesso é purgativo. Para preparar um infuso, deitar água fervente sobre as cascas das raízes bem picadas, tapar o recipiente, e deixar esfriar.
- Cabelo, queda de - Massagear o couro cabeludo com o infuso das folhas da amoreira.
- Catarro - Para as secreções catarrais das vias respiratórias altas recomenda-se o gargarejo com o chá morno das folhas da amoreira.
- Doenças das Cordas Vocais - Suco de amora-preta, quente, adoçado com mel.Tomar vagarosamente.
- Diarréia - Usar xarope de amora, conforme explicado em amidalite. Tomar não mais de 2 colheres de sopa por vez, com intervalos mínimos de 2 horas.