MUDA CAPOROROCA ( Rapanea ferruginea)
TAMANHO DA MUDA DE 35 A 70 CM
Capororoca é o nome vulgar brasileiro das árvores do gênero Myrsine da família Myrsinaceae. São árvores de porte pequeno a médio, portando folhas simples com margens inteiras em disposição alternas no caule. Os frutos da planta são drupáceos.
Nome popular: CAPOROROCA
Nome científico: Rapanea ferruginea.
Família: Angiospermae Myrsinaceae.
Origem: América Latina.
Época da Semeadura: Logo que as sementes forem colhidas.
Instrução de Semeadura: Colocar as sementes para germinação diretamente em recipientes individuais mantidos em ambiente semissombreado e contendo substrato, em seguida cobri-los com o substrato e irrigar duas vezes ao dia.Quando as mudas tiverem entre 4 e 5 cm devem ser transplantadas para recipientes maiores maiores contendo solo adubado com esterco curtido de curral.
Tempo para Germinação: 30 a 60 dias.
Colheita: Para obtenução de sementes, colher os frutos diretamente da árvore quando maduros, cortando-se os ramos carregados. Em seguida retirar manualmente os frutos derriçando-se os ramos. Deixar os frutos secar à sombra, não havendo necessidade de despolpá-los.
Sementes por envelope: 400
Peso envelope: 5
Ciclo de vida: Perene.
Folha: Folhas alternas espiraladas, simples, lanceoladas a oblanceoladas, membranáceas, ferrugineo-tomentosas a velutinas com distribuição e densidade variada, geralmente mais visívelmna face inferior, de 7 a 9 cm de comprimento por 2,0 a 2,5 cm de largura.
Crescimento da planta: A Capororoca é uma planta perenifólia, heliófita, seletiva higrófita e pioneira, pode atingir de 6 a 12 metros de altura, tem a copa estreita e rala, com tronco de 30 a 40 cm de diâmetro, refestido por casca fina, acinzentada, com ritidoma pouco lenticelado. A madeira é leve, macia e pouco resistente.
Quando da frutos: Amadurecem em Outubro-Dezembro.
Frutos: Frutos drupas globosas, negras quando maduras.
Quando da flores: Floresce durante os meses de Maio-Junho.
Flores: Flores pequenas, pouco vistosas, de cor creme, dispostas em inflorescência glomeriforme a umbeliforme, axilar.
Como adubar essa planta: Na produção das mudas usar substrato organo-argiloso peneirado e esterco curtido de curral, no plantio definitivo usar 150 gramas de NPK 4-14-8 ao em torno da cova e distante do tronco da árvore e logo em seguida regar.
Como regar essa planta: Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima: Tropical úmido.
Aceita poda? - Sim, respeitando o formato arquitetônico da árvore e utilizando as técnicas e ferramentas corretas de poda. Também é necessário respeitar o colar e a crista dos galgos para que ocorra a cicatrização e não instale fungos.
Vai na sombra? - Sol pleno.
Vai bem com outras plantas? Sim.
Altura das mudas: O plantio definitivo pode ser feito quando as mudas tiverem em média 0,5 m para que se adaptem melhor ao solo e clima. O desenvolvimento das plantas no campo é rapido.
Atrai pássaros? - Sim.
Atrai borboletas? - sim
Formigas matam? - sim
Pragas: Principalmente formigas, a sauva é a mais comum e deve ser combatida antes do plantio definitivo. Outras pragas são o cupim, broca, fungos, bactérias, vírus, protozoários e nematóides
Mais informações: .
ATENÇÃO!!!
- ANÚNCIOS COM TÍTULO “JÁ PRODUZ” OU “JÁ FLOREM”, NÃO SIGINIFICA QUE AS PLANTAS CHEGARÃO COM FRUTOS OU FLORES, MAS SIM, QUE JÁ PRODUZIRAM EM ALGUM MOMENTO OU QUE IRÃO PRODUZIR NA PRÓXIMA SAFRA;
- AS FOLHAS E FLORES SÃO PODADAS PARA REDUZIR O DESGASTE DAS PLANTAS DURANTE O TRANSPORTE;
- CASO TENHA DÚVIDAS DA SAÚDE DE SUA PLANTA, É NECESSÁRIO O ENVIO DE FOTOS LOGO APÓS O PRODUTO SER RETIRADO DA EMBALAGEM PARA O Whatsapp: (47) 9285-6591
- EXISTEM VARIEDADES DE PLANTAS QUE SÃO CADUCIFÓLIAS, OU SEJA, DERRUBAM TODAS SUAS FOLHAS NO PERÍODO OUTONO/INVERNO. CASO COMPRE SUAS MUDAS NESSE PERÍODO, ELAS CHEGARÃO SEM FOLHAS.
Observação: As imagens são meramente ilustrativas.