MUDA BAGUAÇÚ OU BIA-GUAÇÚ
TAMANHO DA MUDA 35 A 90 CM
NOME INDIGENA: BAGUAÇÚ OU BIA-GUAÇÚ vem do tupi guarani, mais a etimologia ou significado ainda não foi encontrada. Também chamada de Pinha do brejo,Fruta de Pau, Pau-pombo, Magnólia branca e Taça-de-passarinho.
Origem: É encontrado unicamente em terras úmidas ou brejosas de varias formações florestais do Brasil, ocorrendo desde o estado de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, Brasil.
Características: Arvore com 8 a 15 m ou até 30 m de altura na floresta ombrofila densa. A arvore isolada tem copa densa e mais ou menos oval. O tronco atinge 20 a 45 cm de diâmetro, tem casca acinzentada e suberosa (com textura de rolha). As folhas são grandes, alternas e espiraladas (organizadas em espiral), cartáceas (textura de cartolina), glabras (sem pelos) com pecíolo (haste ou suporte) espesso de cor verde amarelado, medindo 2,6 a 4,5 cm comprimento. A lamina foliar tem forma ovalada e ápice arredondado a curto apiculado (ponta curta), medindo 20 a 32 cm de comprimento por 5 a 8 cm de largura, com nervuras bem visíveis. As flores são vistosas, grandes e brancas, nascendo no ápice dos ramos em pedicelo (haste ou cabinho) de 1,2 a 2,8 cm de comprimento; com 2 sépalas esverdeadas formando o cálice e 5 pétalas brancas de 3 a 4,2 cm de comprimento. O frutos é uma cápsula sincarpica (concrescida) de 8 a 12 cm de comprimento por 6 a 11 cm de largura, que se abre, esponto suporte com inúmeras sementes recobertas por arilo vermelho adocicado.
Dicas para cultivo: Planta subtropical, resiste a solos encharcados, podendo ficar submersa por mais de 2 mês no caso de enchentes. Também é resistente a geadas de até – 3 grau, pode ser cultivada em todo o Brasil, em qualquer altitude; adapta-se a qualquer tipo de solo desde que seja bastante úmido. Pode ser plantada a pleno sol ou na sombra de arvores grandes. Convém plantar essa espécie em brejos ou cabeceira de vertente.
Mudas: As sementes são ovais, de cor acinzentada, medem 7 a 8 mm de comprimento e germinam em 60 a 90 dias com 60% de germinação. Podem ser plantadas em jardineiras de 40 cm de comprimento, 20 cm de altura e 20 cm de largura preenchidas com substrato feito de 20% de areia, 40% de argila e 40% de matéria orgânica bem curtida. As plântulas podem ser mudadas para sacos individuais quando estiverem com 10 cm de altura; nessa ocasião devem ser mantidas por 30 dias na sombra. Depois podem ir para local ensolarado, mais com irrigação diária. As mudas atingem 40 cm com 7 a 8 meses após a germinação. A frutificação inicia-se com 5 a 6 anos, dependendo do solo e tratos culturais.
Plantando: No pomar planta-se num espaçamento de 6 x 6 m. após o plantio irrigar com 10 l de água por semana nos primeiros 2 meses. As covas devem ter 50 cm nas três dimensões e convém adicionar aos 30 cm da superfície 6 kg de matéria orgânica bem curtida, 1 kg de cinzas e 400 g de calcário, misturar tudo e deixar curtir por 2 meses. O plantio deve ser feito de outubro a dezembro.
Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco, caso deseje que a arvore cresça ou caso prefira que produza uma copa arredondada, pode o broto terminal e faça podas de modelagem. Adubar com composto orgânico, pode ser 3 pás de cama de frango bem curtido + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano, e depois permanecer com o mesmo volume de adubação consecutivamente.
Usos: Frutifica em julho a Outubro. Os frutos são cápsulas que podem ser colhidas assim que estiverem pintados ou com marcas de rachaduras. Depois deixar no sol para abrirem. O arilo vermelho que envolve as sementes é adocicado e pode ser consumido in natura. O fruto depois de seco serve como ornamento. É um arvore ótima para segurar a água e evitar que as minas sequem. Os frutos atraem diversos tipos de pássaros. As flores são muito ornamentais e belas. Chupar a polpa que está presa numa pequena membrana (essa tem sabor amargo e é laxativa se engolida).