Muda Aspargo Plumoso Zigue Zague (Asparagus myriocladus)
Tamanho da muda 13 a 30 cm
Pode ficar meia sombra ou sombra
O aspargo-zigue-zague é um arbusto perene, semilenhoso, rizomatoso e muito ramificado, nativo da África. Possui crescimento vigoroso e entouceirado, com muitas hastes ramificadas, densas, delicadas e finas que simulam as folhas. Floresce ocasionalmente, com flores brancas e plumosas. É indicado para cultivo em vasos e jardineiras, quando jovem (pois apresenta crescimento vigoroso). Usado em jardins de pequenos espaços como touceira isolada, mas principalmente formando grupos e conjuntos em jardins sob bosques. Muito apreciado como folhagem de corte, pela sua delicadeza, para composição de arranjos florais. É muito tolerante ao frio e leves geadas, apreciando cultivo em regiões de temperaturas amenas a quentes, sempre a meia sombra.
Nome popular:
Aspargo-zigue-zague, aspargo-plumoso
Nome Ciêntífico:
Asparagus myriocladus
Família:
Asparagaceae
Origem:
África
Ciclo de vida:
Perene
Folha:
As folhas são na verdade ramificações finas, diminutas, em forma de agulha, dispostas em hastes muito ramificadas que surgem da base.
Crescimento da planta:
até 1,5 m
Flores
As flores são brancas e numerosas, formadas no decorrer do ano.
Como adubar essa planta?
Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida.
Como regar essa planta?
As regas devem ser regulares, com cuidado para não encharcar.
Vai em qual clima?
Pode ser cultivada em praticamente todo o território brasileiro. Tolera temperaturas baixas e geadas leves.
Nativa de qual clima?
Tropical, Mediterrâneo
Aceita poda?
As podas podem ser feitas para conter o crescimento, além de retirar as hastes velhas e amareladas.
Vai na sombra?
Meia sombra, Luz difusa
Mudas com qual altura?
até 0,30m
Mais informações:
Sabemos o quão importantes são as plantas para o nosso planeta Terra.
Além de transformar e melhorar a qualidade do ar que respiramos, fornecem alimentos para várias espécies, são fontes de importantes substâncias para a indústria farmacêutica e de cosméticos, além de nos beneficiar com tanta beleza nas paisagens afora.
E por falar nisso, hoje vamos falar de uma das espécies da família Asparagaceae, a planta aspargo plumoso.
Continue acompanhando a leitura deste artigo e você vai conhecer melhor a aspargo plumoso e aprender algumas dicas de cultivo, portanto, avance a leitura e se encante!
A planta aspargo plumoso é uma espécie arbustiva de grande valor ornamental devido à beleza de suas folhas. A sua floração possui valor secundário.
Também conhecida como aspargo zigue zague, a aspargo plumoso é um arbusto perene, semi lenhoso, originário da África do Sul. As folhas são finas ramificações, verdes, e delicadas, em formato de agulha, com várias hastes surgidas a partir da base, de grande efeito decorativo, muito vista formando conjuntos em canteiros ou compondo arranjos e buquês florais.
A inflorescência da planta aspargo plumoso ocorre durante todo o ano, com flores brancas e numerosas.
A Asparagus myriocladus, nome científico da aspargo plumoso, tem um crescimento que pode chegar até 1,5 metros de altura. A muda da aspargo plumoso mede em torno de 30 cm.
Apesar de ser uma espécie nativa do continente africano, a aspargo plumoso se adaptou perfeitamente aos solos brasileiros.
Vamos conhecer algumas dicas de cultivo da muda de aspargo plumoso.
COMO CULTIVAR A PLANTA ASPARGO PLUMOSO
Solo: para realizar o plantio da muda de aspargo plumoso é muito simples! Basta ter uma terra fértil e bem drenada e rica em matéria orgânica;
Clima: a planta aspargo plumoso é uma espécie que tolera baixas temperaturas e, até mesmo, geadas;
Luz: o ideal é o cultivo da muda de aspargo plumoso em meia sombra;
Regas: a muda de aspargo plumoso deve ter a irrigação periódica, mantendo a terra úmida, nunca encharcada.
Gostaram das dicas de cultivo da muda de aspargo plumoso? Uma espécie de especial valor paisagístico e também muito difundida como planta de corte para ornamentar lindos arranjos e buquês.
Que tal cultivar a aspargo plumoso em vasos? É totalmente adaptável à áreas internas, em decoração de ambientes.