Nativa da Mata Atlântica e das restingas litorâneas de Pernambuco até o Rio Grande do Sul, o Araticum do Mato, também conhecido como Cortiça Amarela, é uma árvore de pequeno a médio porte, que produz grande quantidade de frutos amarelos no período de Janeiro a abril.
Seus frutos de casca inicialmente amarela viva, acabam escurecendo em poucos minutos após a colheita, mas sem nenhum comprometimento da polpa para consumo, sendo que esta é doce e suculenta, de ótimo sabor. Podem ser consumidos in-natura ou em sucos.
Não passando de 6 a 8 metros de altura, pode ser cultivado em pomares e quintais, bem como utilizado na arborização urbana ou para sombrear estacionamentos, devido aos seus galhos serem firmes e não se quebrarem facilmente. Também é uma espécie indispensável em projetos de reflorestamentos e de recuperação ambiental de áreas degradas.
Planta de fácil cultivo, gosta solos férteis e úmidos, com boa drenagem. Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. As mudas começam a frutificar em 2 a 3 anos após o plantio.