Amora sem espinho estaquia Produz ou em mais 9 meses
Fruta silvestre, pertencente a família Rosaceae do gênero Rubus, engloba mais de 400 espécies só de amora preta. Existe também a amora silvestre, mas não é muito cultivada. Industrialmente é utilizada na fabricação de geléias, sucos e doces e pode ser congelada. Além de ser um cultivo relativamente barato a fruta é rica em antocianinas, substância antioxidante que combate os radicais livres e previne contra o aparecimento de algumas doenças como as cardiovasculares. Os frutos podem ser consumidos in natura, em forma de geléias, sucos, doces, ou ainda em polpas para a fabricação de iogurtes, sorvetes, tortas e outros produtos.
Solo: Amoras gostam de um solo arenoso, rico em matéria orgânica, úmido e bem drenado, pH 4.5-6 de fertilidade moderada. Solos muito pesados e úmidos podem causar doenças.
Local de plantio: Lugares quentes, protegidos do vento, por exemplo atrás de um muro.
Plantio: O torrão da planta deve ser coberto com terra até uma altura entre 3 a 5 cm. A época ideal é a primavera e mudas de container o ano inteiro. Distância entre mudas deve variar entre 1 a 1,5 (variedades sem espinhos); variedades com espinhos que formam fortes rebentos, 3 a 4 m.
Adubação: Pode ser feita com compostagem, calcário e pó de brita para melhorar o clima dos microorganismos. Amoras gostam de coberturas mortas feitas com material orgânico como casca, compostagem, folhas, grama cortada, etc.
Poda: Os brotos novos devem ser podados até 30 a 40cm de comprimento, deixando no máximo 1-2 brotos.
Lista das variedades sem espinhos que existem no mercado internacional:
- Rubus fruticosus (com cerca de 2000 variedades ou subespécies)
Nome popular: Amora rasteira
- Rubus inérmis syn. R. ulmifolius
Nome popular: Amora sem espinho
No mercado internacional existe uma série de Amoras sem espinhos (veja a lista abaixo). A variedade que temos em cultivo apareceu há 10 anos atrás, de nome desconhecido.
Variedades da Amora sem espinho no mercado internacional:
- Black Satin: frutos vigorosos e suculentos resistentes ao frio.
- Chester Thornless: frutos grandes, resistentes contra doença do broto.
- Dirksen Thornless: frutos grandes, quantidade da colheita variável, boa resistência contra botrytis.
- Merton Evergreen: variedade muito robusta com bom rendimento, frutos amadurecem mais tarde e são consistentes.
- Lubera Navaho: semi-precoce, frutos grandes, bom aroma.
- Nessy: frutos grandes, planta resistente.
Medidas das plantas:
As medidas anunciadas são a soma da parte aérea da planta ao saquinho ou ao vaso em que está plantada, afinal a raiz também faz parte da muda. A altura das mudas pode variar de acordo com a época do ano ou com a poda que recebem regularmente.
A última foto é a foto real da muda no viveiro:
Continuamos trabalhando para inserir fotos em todos os anúncios. Caso a sua planta não tenha foto da muda, certifique a descrição com atenção.
TÍTULOS "Já produz" ou "Em início de produção":
Não significam que as plantas chegarão com frutos, mas sim que elas já produziram alguma vez ou produzirão na próxima safra.
As folhas e flores são podadas para reduzir o desgaste das plantas durante o transporte:
Realizamos podas foliares antes do envio. Desta forma evitamos o stress da planta no trajeto. Após plantada, a muda brotará saudável e vigorosa.
Não usamos nenhum tipo de defensivo químico ou inseticida:
Por priorizarmos o cultivo orgânico é comum que algumas mudas cheguem com furinhos nas folhas, pois podem ter sido atingidas por algum inseto. Não significa que a planta não está saudável e também não é nada que atrapalhe o seu bom desenvolvimento.