Kit 5 Muda Podocarpos 90cm - Podocarpus Macrophyllus
Interessante para jardins japoneses ou contemporâneos, o também chamado pinheiro de buda ou, em japonês, Kusamaki ou Inumaki, pode ser plantado isoladamente ou em cerca viva. Possui raízes delicadas e por isso é aconselhado para o plantio perto de calçadas. Aguenta geada e locais com bastante maresia.
Nome popular: Podocarpos
Nome científico: Podocarpus Macrophyllus
Família: Podocarpaceae
Origem: Asia, China e Japão
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas lineares, pontiagudas em sua extremidade, de coloração verde-escura, lisa, compacta e brilhante.
Crescimento da planta: crescimento lento a moderado, podendo chegar a 12 metros de altura
Quando da frutos: Frutifica logo após a sua floração.
Frutos: Frutos de tamanho pequeno, de coloração vermelho arroxeado, é atrativo para os pássaros, ocorrem nas plantas fêmeas.
Quando da flores: Surgem na primavera.
Flores: Flores sem importância ornamental, são de cor amarela.
Como adubar essa planta: ➜ Preparar a terra para plantio incorporando adubos orgânicos ou utilizar adubo NPK 10-10-10. ➜ Para manutenção recomenda-se aplicar 200 gramas de NPK 10-10-10 por metro quadrado, a cada 4 meses. Sempre aplicar ao redor do caule, nunca junto a ele.
Como regar essa planta: Mantenha o solo ligeiramente úmido, ela até resiste pequenos períodos de solo seco, mas não tolera encharcamentos.
Vai em qual clima: oceânico, subtropical temperado e tropical
Aceita poda? - Aceita poda e pode se criar arbustos com vários formatos.
Vai na sombra? - Cultivada a pleno sol ou meia sombra
Altura das mudas: 60 cm
Atrai pássaros? - Seus frutos atraem pássaros
Mais informações:
O podocarpo é uma planta da família Podocarpaceae, de origem asiática, tendo surgido no Japão e na China, muito conhecida por sua versatilidade, sendo amplamente usada como cerca viva, em vasos ou apenas como arbustos, para ornamentar jardins com temas orientais, contemporâneos, clássicos ou mediterrâneos.
O pinheiro de Buda como também é conhecido é uma árvore para ambientes externos ela atinge até 7 metros de altura em idade adulta e necessita de bastante luz para se desenvolver de maneira saudável.
O podocarpo, como o seu nome popular sugere é uma espécie muito similar aos pinheiros, contudo, a sua folhagem é diferente, enquanto seu "primo" possui uma folhagem aveludada, a do podocarpo é lisa, com um tom verde-escuro.
A muda de podocarpo pode ser cultivada em sol pleno ou meia sombra, com solo fértil e bem irrigado. A rega da muda de podocarpo deve ser feita diariamente durante os meses de calor e em alguns casos pode ser necessário regá-la até mesmo duas vezes ao dia. No entanto, mesmo que necessite de uma rega constante o podocarpo tem uma boa tolerância à seca, porém não suporta solos encharcados.
Por ser uma árvore tão versátil, o uso no paisagismo ornamental é muito comum, além de enfeitar jardins de temas variados, o podocarpo pode ser utilizado à frente de renques e canteiros como cerca viva e também em vasos de forma isolada. Os ramos dessa planta são muito ornamentais e sua folhagem é perene, ou seja, nunca cai. Por esse motivo, o uso do podocarpo isoladamente, principalmente em jardins orientais é muito comum e, se devidamente podado pode ser usado inclusive em topiaria (arte de podar plantas de forma ornamental).